CI

Proibição de exportação de arroz da Índia mexerá nos preços

Preços globais mais altos aumentarão a produção de arroz em outros países



Foto: Divulgação

A proibição da Índia às exportações de arroz branco não-basmati está elevando os preços em outros países asiáticos exportadores, mas pode, a longo prazo, levar a grandes estoques e supercorreção de preços, de acordo com uma nova pesquisa do CoBank's Knowledge Intercâmbio.

O governo indiano proibiu em 20 de julho a exportação de arroz branco não-basmati para “amenizar a alta de preços no mercado doméstico” decorrente de ameaças relacionadas à geopolítica do Mar Negro, El Niño e condições climáticas extremas em outros países produtores de arroz , segundo ao resumo de Tanner Ehmke, economista principal de grãos e oleaginosas do CoBank.

A proibição afeta de 7 a 8 milhões de toneladas de exportações indianas de arroz, ou 15% do comércio global de arroz. Por causa da proibição, os preços em outros países asiáticos importantes como Tailândia, Vietnã e Paquistão dispararam. Os preços do arroz branco 5% quebrado na Tailândia, o segundo maior exportador de arroz, subiram 18% desde a proibição das exportações indianas.

“O forte aumento nos preços do arroz asiático levantou preocupações de outros exportadores importantes, seguindo restrições ou proibições semelhantes às exportações de arroz, o que causaria extrema volatilidade nos preços mundiais do arroz”, disse Ehmke no relatório.

Preços globais mais altos aumentarão a produção de arroz em outros países. Os produtores de arroz indianos estão protegidos da queda dos preços do arroz pelo governo, portanto a produção de arroz provavelmente não será afetada pela proibição de exportação. Eventualmente, os crescentes estoques de arroz na Índia acabarão sendo despejados no mercado mundial, fazendo com que os preços mundiais do arroz “supercorrijam”, disse Ehmke.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.