Progresso da safra de feijão apresenta variações regionais
Paraná finaliza colheita e Bahia mantém boas perspectivas para o feijão-caupi e o feijão cores
As condições de safra de feijão no Brasil seguem apresentando variações regionais. Conforme dados do boletim semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Paraná, os produtores colhem os últimos lotes da safra, favorecidos pelo clima estável que tem predominado na região. Durante todo o ciclo, as condições gerais foram consideradas satisfatórias, apesar das flutuações climáticas que trouxeram perda de potencial produtivo. Particularmente, a qualidade dos grãos colhidos mais recentemente sofreu com a umidade excessiva provocada pelas chuvas, afetando o processo de maturação e consequentemente a qualidade final.
Entretanto, esse quadro não foi uniforme em todas as regiões do Brasil. No caso da Bahia, o feijão-caupi, cultivado em maior extensão durante este período, teve sua colheita finalizada, registrando boas condições das lavouras. Apesar dos períodos de restrição hídrica enfrentados durante parte do ciclo, a safra foi capaz de resistir e se desenvolver adequadamente.
Por outro lado, o feijão cores, que é cultivado sob irrigação, apresentou um plantio mais tardio. Atualmente, as lavouras desse tipo de feijão estão em estágios de floração e enchimento de grãos, trazendo um panorama satisfatório aos produtores baianos. As perspectivas, tanto em relação à qualidade quanto ao rendimento, são consideradas boas para essa cultura.
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete
As informações são obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)