CI

Programa inglês testa nova variedade de trigo 

O PROBITY tem como objetivo reunir agricultores, cientistas e fabricantes de alimento



O PROBITY tem como objetivo reunir agricultores, cientistas e fabricantes de alimentos O PROBITY tem como objetivo reunir agricultores, cientistas e fabricantes de alimentos - Foto: Divulgação

Pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, fazem parte de um projeto inovador que recebeu um financiamento de 2,2 milhões de libras (cerca de 2,8 milhões de dólares) para testar uma nova variedade de trigo desenvolvida com técnicas de precisão, visando promover sistemas agrícolas mais sustentáveis. Este projeto, chamado PROBITY (Plataforma para Avaliar Organismos Melhorados com Características e Desempenho), é uma iniciativa da British Farm Innovation Network (BOFIN) e será realizado ao longo de três anos, com recursos do Programa de Inovação Agrícola do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais (DEFRA), por meio do Innovate UK.

O PROBITY tem como objetivo reunir agricultores, cientistas e fabricantes de alimentos para testar a produção e o processamento de culturas melhoradas, permitindo uma compreensão mais rápida do seu valor para a alimentação e a agricultura sustentáveis. A Dra. Stacia Stetkiewicz, da Universidade de Nottingham, liderará uma equipe que avaliará o uso e o potencial dessas culturas no Reino Unido. Os cientistas trabalharão em colaboração com a comunidade agrícola para identificar as barreiras à adoção e preparar o caminho para inovações futuras. Para isso, serão realizados workshops, entrevistas e inquéritos, que fornecerão uma visão abrangente das opiniões e desafios atuais.

As culturas melhoradas por edição genética, utilizando técnicas como CRISPR, possibilitam alterações precisas no DNA das plantas, resultando em variedades mais produtivas e nutritivas. O projeto abrange três variedades de cereais: um trigo com propriedades superiores para panificação, uma cevada que reduz as emissões de metano do gado e um trigo com grãos maiores, que promete melhorar significativamente a produtividade. Tom Allen-Stevens, agricultor de Oxfordshire e fundador da BOFIN, destaca a importância desse projeto para garantir a produção de alimentos mais nutritivos, utilizando menos recursos e gerando menor impacto ambiental.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.