CI

Produtores italianos usam cavernas para conservar alimentos

As “cavernas”, espaços esculpidos sob uma encosta, não gasta energia e permite manter a temperatura das frutas



Foto: Divulgação

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

Geralmente as frutas são conservadas em temperaturas ambiente quando estão verdes e após o amadurecimento são colocadas na geladeira. Porém, no norte da Itália, alguns produtores resolveram utilizar uma técnica que já é antiga por lá, as “cavernas” é a opção para armazenar a colheita de maçã. 

As “cavernas”, espaços esculpidos sob uma encosta, não gasta energia e permite manter a temperatura das frutas. As maçãs são armazenadas em caixas plásticas dentro das áreas refrigeradas. Mauro Erlicher é responsável pelo projeto, “a nível de impacto ambiental, há mais vantagens e retornos”, explica. 

Além disso, um dos maiores resultados é na conta de energia elétrica, uma economia de 32% a menos de eletricidade. As cavernas situadas abaixo dos pomares de Predaia faz parte da iniciativa do grupo Melinda, a estimativa é que em breve as áreas de refrigeração possam guardar mais de 40.000 toneladas de maçãs em breve. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.