CI

Produtores intensificam preparativos para safra de milho no RS

Plano Safra 2024/2025 impulsiona procura por informações


Foto: Agrolink

De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (11/07) pela Emater/RS-Ascar, após o lançamento do Plano Safra 2024/2025, houve um aumento na procura por informações relacionadas a pré-custeios e custeios de lavouras de milho, além da aquisição de sementes e insumos nas regiões administrativas de Bagé, Ijuí e Santa Rosa.

Na região de Santa Rosa, observa-se um incremento nas áreas com culturas de cobertura do solo, como nabo forrageiro, antes do cultivo de milho. No entanto, o desenvolvimento dessas plantas está lento, e há mortalidade em áreas mais úmidas. Em algumas áreas, a dessecação das plantas de cobertura já começou, preparando as lavouras para o plantio de milho no final deste mês. A área destinada ao milho para grãos deverá sofrer uma pequena redução na próxima safra, devido ao baixo preço pago aos produtores e às perdas de produtividade causadas pela infestação de cigarrinha. A área de milho silagem tende a se manter semelhante à safra anterior.

Na região de Bagé, na Fronteira Oeste, a dessecação das plantas de cobertura do solo deve começar nos próximos dias em áreas previstas para implantação entre o final de julho e a primeira quinzena de agosto. Em São Gabriel e Alegrete, os produtores estão buscando novos híbridos com boa relação custo-benefício, especialmente aqueles com tolerância a estiagens e ao enfezamento transmitido pela cigarrinha. Em São Borja, os produtores planejam implantar as lavouras o mais cedo possível para evitar que sejam atingidas por uma eventual estiagem durante o período reprodutivo, considerando a alta probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña no segundo semestre.

Na região de Caxias do Sul, a colheita de milho está encerrada, restando apenas pequenas lavouras para subsistência familiar. Na região de Pelotas, as atividades de colheita foram retomadas entre 30/06 e 06/07, devido aos dias secos e ensolarados. No entanto, a produtividade foi significativamente reduzida pelo excesso de chuvas. As principais cerealistas da região continuam recebendo milho em suas unidades de secagem e armazenamento. A colheita de milho para silagem foi finalizada, e a ocorrência de geadas queimou as plantas, que agora serão fornecidas picadas aos animais. Na região de Soledade, está sendo realizado o planejamento de área para a próxima safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.