CI

Produtores gaúchos intensificam tratamentos fitossanitários para safra de cítricos

Os pomares estão em plena floração para a próxima safra



Foto: Pixabay

Segundo o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na última quinta-feira (29), produtores da região de Erechim estão buscando mudas para o plantio de novos pomares e para a recuperação de plantas degradadas. Os pomares estão em plena floração para a próxima safra, e os agricultores intensificam os tratamentos fitossanitários visando à fixação das flores.

Na região de Passo Fundo, a colheita de laranjas está em andamento, com uma produção média de 35 toneladas por hectare. A quantidade, inferior à estimativa inicial, foi impactada pelo excesso de chuvas nos últimos meses, especialmente durante o período de floração. As condições climáticas também favoreceram a proliferação de doenças fúngicas, como antracnose, podridão-parda e míldio. As variedades de laranja Valência e Monte Parnaso estão em comercialização, enquanto os cultivos de bergamota, afetados pelas mesmas condições, apresentam produtividade reduzida de cerca de 20 t/ha. As doenças fúngicas também prejudicaram a produção das bergamotas Montenegrina, que estão sendo comercializadas no momento.

Veja mais informações sobre fitossanidade no Agrolinkfito

Em Santa Rosa, a colheita se concentra nas variedades tardias de bergamota, como Murcott e Montenegrina, e nas laranjas das variedades Comum e Valência. Os produtores realizam pulverizações com bioinsumos e calda sulfocálcica para controlar pragas como cochonilha, pulgão, fumagina e líquens. As plantas apresentam boa floração, e a presença de abelhas é um indicativo de polinização adequada, essencial para a próxima safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.