CI

Produtores do Litoral formam associação para incentivar criação de abelhas sem ferrão

A meliponicultura consiste na criação de abelhas sem ferrão


A Associação de Meliponicultores do Litoral do Paraná (AME) já é uma realidade. A Associação de Meliponicultores do Litoral do Paraná (AME) já é uma realidade. - Foto: Seane Lennon

No último sábado (17), durante o 4º Encontro de Meliponicultores realizado em Pontal do Paraná, a Associação de Meliponicultores do Litoral do Paraná (AME) tornou-se uma realidade. O evento contou com a participação de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que ressaltaram a importância do cadastro e da atualização anual dos meliponicultores.

A meliponicultura, prática de criação de abelhas sem ferrão, também conhecidas como abelhas indígenas, abelhas nativas ou meliponíneos, é o foco da associação, que abrange as sete cidades do litoral paranaense: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

"O processo de formação da associação teve início em outubro de 2023, quando um grupo de meliponicultores que participou de um curso sobre produção de abelhas nativas começou a organizar a iniciativa", explicou Sérgio Auffinger, secretário da AME Litoral. "O objetivo é integrar produtores já atuantes, além de proporcionar oportunidades para novos interessados adquirirem conhecimento e compartilharem experiências".

A atividade tem ganhado destaque, especialmente entre os agricultores familiares, oferecendo uma alternativa de renda significativa. Além disso, cerca de 85% da região é área de preservação, o que favorece ainda mais a prática da meliponicultura.

Entre os objetivos da associação está o estímulo à produção regional por meio da organização de cursos para interessados. Estão sendo planejadas feiras específicas para meliponicultores, onde os associados terão a oportunidade de apresentar e comercializar seus produtos, incluindo mel, derivados, enxames, acessórios, mudas de plantas melíferas e artesanato.

Élio Creddo, supervisor regional da Adapar, destacou a importância de os produtores manterem seus cadastros atualizados no órgão, enfatizando os procedimentos necessários para isso.

As atividades da AME Litoral acontecem no Balneário Shangri-lá, em Pontal do Paraná, na sede da A.MAR, associação comunitária que apoia e disponibiliza a infraestrutura necessária. A reunião também contou com a presença de Maurício Lunardon, chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.