CI

Produtores de trigo da Argentina criticam Brasil por importar dos EUA



Produtores de trigo argentinos criticaram o Brasil por ter comprado 250 mil toneladas do produto no mercado americano. A informação foi divulgada pelo jornal “Ambito Financiero”, que acusou os importadores brasileiros de terem adquirido trigo americano para provocar uma queda no preço do produto na Argentina. Nos últimos dois dias, diz o jornal, o preço do trigo argentino caiu 5%, o que teria sido provocado intencionalmente pelos importadores brasileiros. Segundo o presidente da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, José Maria Gogna, essa decisão é um péssimo sinal.

Até o fim deste ano o Brasil ainda deve comprar 4,5 milhões de toneladas de trigo para abastecer a indústria, e por isso estaria tentando reduzir o preço do produto na Argentina. "Para que vamos nos enganar? Lembrem-se da briga pelo frango e de todos os problemas que tivemos. No Brasil, geralmente, os fatos diferem dos discursos", disse Gogna.

A reportagem do jornal argentino diz ainda que em maio passado as exportações brasileiras para a Argentina aumentaram 81%. Uma das razões que levou o Brasil a comprar trigo em outros mercados, fato que a imprensa argentina não mencionou, é o imposto às exportações estabelecido na Argentina durante o governo Fernando de la Rúa, que continua vigente até hoje. No caso dos produtos agrícolas, a alíquota imposta pelas autoridades argentinas é de 20%.

O governo argentino não quis comentar o assunto. Na terça-feira (03-06) o ministro das Relações Exteriores, Rafael Bielsa, reuniu-se com sua colega de pasta chilena, Soledad Alvear, e após o encontro mandou informar que não falaria sobre qualquer assunto que não estivesse diretamente ligado às relações entre a Argentina e o Chile.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.