CI

 Produtores de soja no RS buscam mitigar estiagem

“Já estamos passando informações quanto aos manejos que devem ser feitos"



“Já estamos passando informações quanto aos manejos que devem ser feitos" “Já estamos passando informações quanto aos manejos que devem ser feitos" - Foto: Nadia Borges

A escassez de chuvas em regiões como Noroeste, Missões e Extremo Sul do Rio Grande do Sul tem levado produtores de soja a buscar orientações para minimizar os impactos da seca. Segundo o engenheiro agrônomo Alécio Fernando Radons, da Satis, recomenda-se o uso de fertilizantes com Fósforo, Potássio, extrato de algas e aminoácidos para fortalecer as plantas e ajudá-las a enfrentar o estresse hídrico.  

“Já estamos passando informações quanto aos manejos que devem ser feitos, principalmente da parte nutricional. São práticas com objetivo de preparar a planta para passar por esses períodos de estresse com maior facilidade”, comenta.

Além do manejo preventivo, estratégias pós-estiagem são essenciais. Com o retorno das chuvas, a aplicação de nutrientes específicos pode acelerar a recuperação da lavoura, especialmente em cultivos menos avançados. Radons destaca que, apesar da baixa umidade estar retardando o avanço da ferrugem asiática, produtores devem manter a atenção e seguir os manejos fitossanitários necessários.  

A baixa taxa fotossintética das plantas sob estresse reduz a eficácia de fungicidas, tornando fundamental o trabalho com a fisiologia vegetal. Soluções como o fertilizante bioativador Sturdy e o complexo sistêmico de cobre Fulland demonstraram bons resultados, permitindo que as plantas suportassem melhor a estiagem.  

Outras alternativas incluem bioativadores como Vitakelp, que fortalece o sistema radicular e reduz o estresse, e Vitaphol Magnésio, que melhora a fotossíntese. No pós-estresse, o uso de fertilizantes ricos em aminoácidos, como Vitan, ajuda na recuperação metabólica das plantas, garantindo melhor desenvolvimento até a colheita.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.