Produtores de Juiz de Fora (MG) criam plataforma para venda de cestas coletivas de hortifrutis
Grupo formado por produtores criou a plataforma online chamada Cesta de Produtos Orgânicos do Mogico
Um grupo formado por produtores associados ao Mogico (Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico) criou a plataforma online chamada Cesta de Produtos Orgânicos do Mogico, ou simplesmente Cesta Coletiva, para comercialização online de produtos como verduras, frutas, legumes, ervas e temperos, entre outros.
“Trata-se de uma alternativa coletiva que apoia o pequeno produtor e nossos clientes nesse período de distanciamento. A Cesta Coletiva surgiu da necessidade dos produtores do coletivo Mogico em escoar a produção”, explica o produtor rural e vice-presidente do Mogico, Waltencir Carlos da Silva.
Dos seis produtores que participam da iniciativa, três recebem a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Olericultura, oferecida por meio da parceria entre o Sistema Faemg / Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Juiz de Fora.
“O Sistema Faemg / Senar Minas vem contribuindo muito com seu suporte por meio do ATeG e com as medidas de apoio em relação à pandemia, além de orientações que são ofertadas diariamente nos canais de comunicação. Recentemente, o ATeG promoveu o curso Gestão do Negócio, ministrado pelo instrutor José Geraldo da Silva Machado. O curso foi de fundamental importância para os produtores. Além disso, o atendimento remoto pós curso permitiu que trocássemos informações e nos permitiu enxergar possibilidades frente à pandemia, que, no momento, ainda era recente”, aponta Waltencir.
A plataforma e seu funcionamento
De acordo com Waltencir, a plataforma para vendas on line era um projeto antigo do grupo, mas, com a necessidade do distanciamento social, foi preciso colocá-lo em prática de uma hora para a outra, em dia 28 de março. “O projeto saiu de forma relâmpago, em função do cancelamento de umas de nossas frentes de venda, que é a Feira da UFJF – feira de produtos orgânicos realizada no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, que ocorria às segundas-feiras, de 16h às 19h.”
A plataforma tem abertura de pedidos aos sábados, às 18h, prosseguindo até domingos, às 20h. Basta que o cliente escolha os produtos e monte sua cesta. A entrega é efetuada às terças-feiras, a partir das 10h. “O cliente tem a opção de escolher seus produtos de acordo com a sua preferência de produto e conforme a disponibilidade.”
O instrutor João Barcellos explica que a ideia da plataforma foi apresentada a ele por um dos produtores atendidos pelo ATeG. “Eu fiz algumas sugestões de melhoria para o site, além de ter elaborado um fluxograma, repassado a todos os produtores.” O material apresentava as possibilidades de comercialização em tempos de pandemia, contendo, ainda, informações como importância de higienização, dicas para produção e de divulgação sobre a nova forma de venda.