CI

Produtores aproveitam clima para expansão do cultivo de aveia branca

A estimativa de cultivo de aveia branca para 2024 no Rio Grande do Sul é de 365.590 h


Foto: Canva

De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (11/07) pela Emater/RS-Ascar, a estimativa de cultivo de aveia branca para 2024 no Rio Grande do Sul é de 365.590 hectares. O desenvolvimento das lavouras está evoluindo e, em algumas regiões, já há áreas em enchimento de grãos. As condições climáticas têm favorecido a aplicação de fertilizantes nitrogenados e o controle de plantas daninhas.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, os produtores da Campanha aproveitaram o clima seco para implantar lavouras de aveia branca. A janela de plantio indicada pelo ZARC, que se estende até o final de julho, permite que a cultura seja uma alternativa de produção mais segura e financeiramente viável. Isso se deve ao fato de a aveia branca ser menos exigente em tratos culturais, como aplicação de fertilizantes nitrogenados e fungicidas, em comparação ao trigo. Boa parte da produção é absorvida no próprio município ou em localidades próximas, sendo destinada à produção de sementes para pastagens na bovinocultura de leite e corte.

Na região de Erechim, os 11 mil hectares implantados estão em desenvolvimento vegetativo, representando um aumento de 1,5% em relação à safra anterior.

Na região de Frederico Westphalen, dos 32.360 hectares destinados à cultura, 60% estão em estádio de germinação e desenvolvimento vegetativo, 30% em florescimento e 10% em enchimento de grãos. O bom desenvolvimento da cultura aumentou a expectativa de produtividade para 2.552 kg/ha. Apesar das baixas temperaturas, a ocorrência de ferrugem tem exigido manejos fitossanitários preventivos e curativos mais acentuados.

Na região de Ijuí, o desenvolvimento da cultura continua lento, e as primeiras lavouras com emissão de panículas apresentam redução do número de espiguetas, indicando diminuição do potencial produtivo. As baixas temperaturas reduziram a incidência de doenças foliares, que permanecem controladas e sem prejudicar a cultura.

Na região de Santa Maria, o plantio está quase finalizado, chegando a 92% da área prevista para a safra. A maioria das lavouras está na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, embora algumas áreas tenham iniciado a fase de floração. A produtividade estimada é de 2.229 kg/ha.

Na região de Santa Rosa, o frio tem contribuído para a melhora das condições de desenvolvimento das plantas. No entanto, há ocorrência de pulgões e lagartas, sendo necessário controle para evitar danos mais severos.

Na região de Soledade, as lavouras estão bem estabelecidas, com bom estande e desenvolvimento adequado. De forma pontual, iniciaram-se os tratos culturais. O ponto de atenção do momento é a ocorrência de manchas foliares, que precisam ser controladas.

O preço médio praticado para a aveia branca destinada à indústria na região de Ijuí foi de R$ 70,00 por saca de 60 quilos, enquanto na região de Frederico Westphalen, o valor foi de R$ 90,00 por saca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.