A Fazenda Pé Forte (Uberaba, MG), um dos maiores projetos de avestruz do País, iniciou, nesta semana, seu projeto de exportação de couro para Israel. Neste primeiro momento, foram enviadas 300 peças do material, de um total de 1.500 que seguirão para aquele país.
Com uma receita da ordem de US$ 250.000,00 (cerca de R$ 750 mil), a transação é a primeira exportação de couro da Pé Forte, que iniciou suas atividades em 2000 com a importação de 620 matrizes da Espanha, que este ano deverá produzir 12 mil filhotes de avestruz.
Joel Wolff, diretor da Pé Forte, esteve em Israel em abril para finalizar a negociação. "O couro de avestruz tem grande aceitação no mercado internacional, por ser um produto diferenciado, exótico pelo seu designer e qualidade.
Além disso, aproveita-se mais de 1,3m² por animal", explica Wolff. O couro de avestruz é utilizado na confecção de bolsas, sapatos, carteiras e roupas, entre outros itens de vestuário.
Com o abate das 1.500 aves para a obtenção do couro para exportação, a fazenda terá 45 toneladas de carne, que serão utilizadas para venda no mercado brasileiro. Esse abate será realizado em Uberaba (MG), em abatedouro terceirizado. Mas a Pé Forte projeta ainda para este ano a instalação de um abatedouro próprio.
"Quando a estrutura de abate estiver pronta, a Pé Forte completará o ciclo de produção da cadeia da avestruz", concluiu Wolff.
O plantel da Pé Forte está instalado em uma fazenda de 74 alqueires em Uberaba (MG). Além da área para os animais, a propriedade conta com incubatório para 3.500 ovos.
A Pé Forte também dispõe de um quarentenário em outro local. Todos os investimentos foram feitos com recursos próprios.