Produção paulista de café arábica cresce 8,2% em 2024
Cenário foi impactado por mudanças na destinação das áreas
Segundo a análise mais recente do Departamento Econômico da Faesp, a produção de café arábica em São Paulo registrou um crescimento de 8,2% em relação à safra anterior, atingindo 5,44 milhões de sacas beneficiadas. Essa elevação representa um adicional de 413,9 mil sacas em comparação com 2023. No entanto, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para baixo a estimativa inicial, que era de 5,61 milhões de sacas, agora com uma queda de 2,9% em relação ao levantamento de maio.
A área total com cafeicultura no estado se manteve estável em 198,3 mil hectares, mas o cenário foi impactado por mudanças na destinação das áreas: o espaço dedicado à produção aumentou 2,5%, chegando a 186,1 mil hectares. Isso se deve, em parte, à inclusão de novas áreas e à recuperação de áreas que passaram por podas intensas.
Ainda assim, fatores climáticos como estiagem e altas temperaturas afetaram o rendimento das lavouras, levando a uma queda na produtividade esperada, que passou de 30,1 para 29,2 sacas por hectare, segundo a Conab.