CI

Produção e exportação de trigo da Ucrânia devem cair

A Rússia tem a ver com isso



Foto: Canva

Prevê-se que a produção de trigo da Ucrânia caia para seu nível mais baixo em 12 anos e as exportações devem cair para uma baixa de 11 anos, de acordo com as últimas projeções do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento dos EUA da Agricultura. A FAS vê a produção cair para 17,5 milhões de toneladas no ano comercial de 2023-24, uma queda de quase 50% em relação ao recorde de 33 milhões de toneladas em 2021-22, um ano antes da invasão russa da Ucrânia, uma guerra que está agora em sua 16ª. mês. As exportações devem cair para 10,5 milhões de toneladas, abaixo dos 16 milhões estimados em 2022-23 e abaixo do recorde de 18,8 milhões em 2021-22.

No entanto, a projeção para 2023-24 pode ser muito menor se a Rússia optar por sair da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, que permitiu a passagem segura das exportações de grãos da Ucrânia desde julho de 2022. Uma autoridade ucraniana disse recentemente à Reuters que tem quase certeza de que a Rússia não renovar o acordo quando expirar em julho, já que está desenvolvendo uma alternativa para suas exportações de amônia.

O acordo, que foi intermediado pelas Nações Unidas e pela Turquia, é considerado o responsável pela liquidação dos mercados de commodities de grãos. A Ucrânia também exporta grãos por meio de seus pequenos portos no rio Danúbio, bem como por meio de sua fronteira ocidental com a União Europeia.

A Rússia ameaçou não estender o acordo além de 18 de julho, a menos que uma série de exigências, incluindo a remoção de obstáculos às exportações russas de grãos e fertilizantes, sejam atendidas. O acordo de exportação do Mar Negro também permite a exportação segura de amônia russa, que é usada em fertilizantes à base de nitrato, mas nenhuma foi embarcada pela iniciativa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.