CI

Produção de arroz alcança recorde histórico na Índia

Queda na produção de arroz nas Filipinas



Foto: Pixabay

De acordo com o relatório World Agricultural Production (WAP) de outubro, publicado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a Índia deve alcançar uma produção recorde de arroz para o ano de comercialização 2024/25, totalizando 142 milhões de toneladas métricas (base moída). Esse valor representa um aumento de 2% em relação ao mês anterior e 3% em comparação ao ano passado, consolidando a Índia como um dos maiores produtores globais.

A área colhida também registrou um recorde, estimada em 49 milhões de hectares, uma elevação de 2% em relação ao ano anterior e 6% acima da média de cinco anos. O rendimento do arroz no país foi calculado em 4,35 toneladas por hectare, o que significa um leve aumento de menos de 1% em comparação ao ciclo anterior e 4% acima da média quinquenal.

Segundo o USDA, o resultado expressivo na produção se deve, principalmente, ao aumento da área plantada e às condições climáticas favoráveis, especialmente nas fases finais da temporada. Muitos agricultores decidiram substituir o cultivo de algodão pelo arroz, atraídos pela promessa de maiores rendimentos e menor risco climático. Em setembro de 2024, o Ministério da Agricultura da Índia informou que o plantio alcançou 41,35 milhões de hectares, um aumento de 2% em comparação ao mesmo período do ano anterior e 3% acima da média de cinco anos.

Imagens de satélite mostram que as condições nas Planícies Indo-Gangéticas (região que abrange Uttar Pradesh, Bihar, Jharkhand, Bengala Ocidental e Odisha), responsáveis por 30% da safra kharif, são bastante favoráveis. O plantio tardio, impulsionado pelas chuvas do fim da monção, beneficiou a produção. A Índia cultiva arroz principalmente nas estações kharif e rabi, sendo a safra kharif responsável por 83% da produção total. A colheita do arroz kharif está prevista para o início de novembro, enquanto o plantio do arroz rabi deve ocorrer de novembro a janeiro.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

De acordo com o USDA, em contraste com a Índia, a produção de arroz nas Filipinas foi afetada pelas condições climáticas adversas. O USDA estima uma produção de 12,3 milhões de toneladas métricas para o ano de comercialização 2024/25, uma queda de 3% em relação ao mês anterior e uma leve redução de menos de 1% em comparação ao ano anterior.

A área colhida nas Filipinas foi estimada em 4,7 milhões de hectares, também com uma diminuição de 3% em relação ao mês passado e uma queda de 1% em comparação ao ano anterior. O rendimento médio do arroz no país, no entanto, registrou um leve aumento de 1% em relação ao ano passado, atingindo 4,15 toneladas por hectare.

A redução na produção filipina foi especialmente evidente no terceiro trimestre, período que vai de julho a setembro, quando a seca nas Visayas Ocidentais (principal região produtora nesse período) reduziu tanto a área colhida quanto a produtividade. Estima-se que a área e a produção de arroz nessa região tenham caído 14% e 12%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados do World Agricultural Production (WAP).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.