CI

Produção agroindustrial cai 0,7% em agosto

No entanto, a agroindústria acumula uma expansão



No entanto, a  agroindústria acumula uma expansão No entanto, a agroindústria acumula uma expansão - Foto: Divulgação

A pesquisa do FGVAgro revelou que, em agosto de 2024, a produção agroindustrial no Brasil apresentou uma contração de 0,7% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Essa queda interrompeu um ciclo de dois meses consecutivos de altas significativas. O segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas foi o principal responsável por essa redução, apresentando uma diminuição de 2,2%. Em contrapartida, o segmento de Produtos Não-Alimentícios registrou um crescimento de 1,2%, evidenciando uma dinâmica distinta entre os dois setores.

Apesar da contração observada em agosto e da desaceleração do crescimento nos últimos meses—resultado de uma base de comparação elevada a partir do final do primeiro semestre de 2023—, a agroindústria acumula uma expansão de 2,7% no ano. Essa performance positiva indica a resiliência do setor, que deve fechar 2024 com uma taxa de crescimento superior à registrada em 2023, que foi de apenas 0,7%.

Uma mudança notável em relação ao ano anterior é que, em 2024, o segmento de Produtos Não-Alimentícios deverá liderar a expansão da agroindústria, em contraste com 2023, quando os Produtos Alimentícios e Bebidas impulsionaram o crescimento. Essa nova configuração pode refletir alterações nas demandas do mercado e nas estratégias adotadas pelos produtores, além de sugerir uma diversificação no portfólio de produtos da agroindústria nacional. Com essas expectativas, o setor agroindustrial se posiciona como um importante motor de crescimento para a economia brasileira, sinalizando um futuro promissor, mesmo diante dos desafios recentes.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.