Previsão indica volumes de chuva de até 80 mm no Sul
Regiões mais afetadas incluem o Oeste de Santa Catarina, Sudoeste e sul do Paraná
Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, uma nova frente fria está em formação na costa da Argentina e deve impactar o Sul do Brasil nas próximas horas, trazendo chuvas volumosas e risco de eventos climáticos adversos. As instabilidades, que começaram na madrugada desta quinta-feira, ainda não estão associadas diretamente à frente fria, mas são provocadas por uma perturbação de pressão atmosférica.
As regiões mais afetadas incluem o Oeste de Santa Catarina, Sudoeste e Sul do Paraná, além do Oeste do Rio Grande do Sul.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Ainda segundo Gabriel Rodrigues, a combinação dessa frente fria com a baixa pressão deve intensificar as condições climáticas ao longo do dia. “O ambiente está altamente propício para queda de granizo, vendavais e chuvas intensas em curtos períodos de tempo, especialmente no Sul do RS”, alertou. São esperados volumes de até 60 mm no Meio-Sul do estado, podendo chegar a 80 mm em algumas localidades nas próximas 24 horas.
As tempestades devem se intensificar entre a tarde e a noite desta quinta-feira, com avanço das instabilidades para a metade norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e, na sexta-feira, alcançando o Sul do Mato Grosso do Sul.