CI

Até onde vai o calor?

Onda de calor intensa castiga Centro-Sul, enquanto Norte e Nordeste têm chuvas volumosas.



Calor intenso no Centro-Sul e chuvas fortes no Norte: confira a previsão completa para o Brasil Calor intenso no Centro-Sul e chuvas fortes no Norte: confira a previsão completa para o Brasil - Foto: Charlie & Melody Wambeke

Nesta terça-feira (12.03) o destaque no tempo segue com a atuação da onda de calor no Centro-Sul do país. As temperaturas extremas podem ocorrer no oeste da região Sul, Mato Grosso do Sul e metade oeste de São Paulo.

A tendência é de que as temperaturas sejam maiores do que as registradas na última segunda-feira (04.03), com a forte presença do Sol. Tal condição deve resultar no aumento da demanda hídrica das lavouras, além de estresse térmico.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

As instabilidades devem ocorrer na faixa central do país, em função da canalização de um corredor de umidade, provocado pela atuação de uma frente fria na costa do Sudeste. 

As chuvas podem ser localmente fortes, especialmente no nordeste de Minas e sul da Bahia, onde as projeções indicam mais de 50 mm no decorrer do período. 

Na faixa norte do Brasil, as instabilidades devem acontecer em função da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), promovendo condições de chuvas acima dos 50 mm entre o Amapá e a Paraíba.

 

Perspectivas da onda de calor

De acordo com as projeções de médio prazo, até pelo menos o dia 18 de março, são esperadas temperaturas elevadas no Centro-Sul do país. A partir desta data, uma frente fria pode se deslocar pela fronteira sul, quebrando o padrão de tempo. Mesmo assim, em áreas como o norte da Argentina, Paraguai, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sul de Goiás e metade sul de Minas Gerais, as temperaturas devem permanecer acima da média até, pelo menos, o dia 22 de março.

 

Veja os mapas de previsão e o texto por região

Região Norte: Chuvas mais irregulares e aumento no calor.

As instabilidades devem se concentrar nos extremos da região, como no oeste do Amazonas, Amapá  e nordeste do Pará. Nos setores do nordeste da região, a principal influência na formação das chuvas será a ZCIT, promovendo volumes acima dos 50 mm no nordeste do Pará. Já no Amazonas, as instabilidades são provocadas pela forçante termodinâmica — combinação entre o calor e umidade. Sobre o Tocantins, há condições de chuvas, embora estas devam ser mais irregulares, comportamento que também deve ser registrado no Acre e Rondônia. Ao norte de Roraima, o tempo deve ser firme. Em relação às temperaturas, todo setor deve registrar marcas elevadas, porém, sem influência da onda de calor que ocorre no centro-sul do continente.

 

Região Nordeste: Norte do Nordeste e Sul da Bahia sob Risco de Temporais

As instabilidades devem se concentrar em duas faixas na região nordeste, com destaque para a faixa norte e o extremo sul da Bahia. Ao norte, as chuvas serão provocadas pela influência da ZCIT, o que pode resultar em temporais localizados entre o norte do Maranhão até a Paraíba, com  acumulados que podem superar os 40 mm no período. As tempestades também podem ser intensas ao sul da Bahia, devido à atuação de uma frente fria, ocasionando acumulados superiores à marca dos 60 mm pontualmente. O predomínio deve ser de tempo firme no nordeste da Bahia, onde também estão as temperaturas mais elevadas da região, embora não tenha influência da onda de calor que atinge o centro-sul do Brasil.

 

Região Centro-Oeste: Calor extremo no MS e chuva em MT e GO

A intensa massa de ar quente traz condições de temperaturas muito acima da média para o sul do Mato Grosso do Sul, onde as marcas devem se aproximar dos 40°C na tarde desta terça, sobretudo no oeste do estado e sudoeste de Mato Grosso.  Nas áreas do centro-norte da região, considerando todo estado de Mato Grosso e Goiás, os corredores de umidade devem favorecer a ocorrência de chuvas, com alguns pontuais acima dos 40 mm no decorrer do dia. Mesmo com a presença das chuvas, as temperaturas são elevadas, promovendo condição de abafamento. Embora, no entorno do Distrito Federal, esperam-se temperaturas abaixo dos 33°C.  

 

Região Sudeste: Massa de ar quente invadem a região

A onda de calor se estende até a região sudeste, com destaque para o oeste do estado de São Paulo e Triângulo Mineiro, onde os termômetros devem se aproximar dos 37°C na tarde desta terça. As temperaturas elevadas avançam até a região de Ribeirão Preto, no centro-norte de São Paulo. Ao mesmo tempo, uma frente fria “velha” permanece ativa ao norte da região, mantendo as condições de chuvas sobre o centro-norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Algumas projeções sugerem acumulados de chuvas acima dos 50 mm no nordeste de Minas e no extremo norte Capixaba.  

 

Região Sul: Termômetros em ascensão

A massa de ar quente deve atuar de forma significativa na região, com destaque para os setores do oeste. Algumas projeções indicam temperaturas na ordem dos 38°C no período da tarde em áreas do sudoeste gaúcho.  Áreas do sudoeste e noroeste do Paraná também devem registrar temperaturas acima dos 38°C. O calor será acentuado em função da forte presença do Sol, pois uma área de alta pressão mantém as condições de tempo firme em toda a região. Essa condição também demanda um maior monitoramento em relação à umidade do solo, devido ao aumento da demanda hídrica das lavouras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.