Previsão de tempo seco traz alivio para os produtores
Veja a previsão para segunda-feira (15.07)
Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, o tempo começa a mudar na região Sul do Brasil, com redução nas condições de chuva ao longo desta semana. No entanto, as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste continuam com o tempo típico desta época do ano, caracterizado por grande variação nas temperaturas, tempo firme e seco.
A parcela central do Brasil apresenta condições de tempo firme e seco. Entretanto, no início desta semana, as temperaturas devem ser mais baixas do que o registrado anteriormente, especialmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Essa massa de ar frio avança até o sul de Rondônia, Acre, sudoeste e sul de Mato Grosso, sudoeste e leste de Goiás, todo o interior de Minas Gerais, oeste e meio sul da Bahia e até mesmo no sul do Piauí.
Toda região deve registrar temperaturas mínimas na ordem dos 12 a 13°C, com alguns locais pontualmente abaixo dos 10°C, especialmente no sul da Bahia, faixa central e sudoeste de Minas Gerais e grande parte do Mato Grosso do Sul. Embora essas temperaturas sejam baixas, é importante lembrar que estamos no período de inverno e as massas de ar frio deste ano não estão subindo tanto quanto o esperado.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Além disso, essa massa de ar frio também contribui para o alívio do calor em algumas áreas, com temperaturas máximas entre 24 e 26°C no noroeste paulista, boa parte de Minas Gerais, Goiás, sudoeste de Mato Grosso, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e até mesmo no leste da Paraíba. Esta massa de ar frio tem uma parcela continental que influencia o tempo no Centro-Oeste e outra parcela oceânica que afeta a faixa leste do Brasil.
Apesar desse alívio pontual no calor, o tempo permanece seco na maior parte dessas áreas, com algumas instabilidades surgindo apenas no leste do Nordeste, onde os volumes de chuva são baixos.
Na região Sul, o destaque é a redução das chuvas, o que pode ser considerado uma melhora no tempo. Algumas localidades já estão há pelo menos 10 dias com chuvas intermitentes e poucas aberturas de sol, em contraste com os quase 100 dias sem ocorrência de chuvas em algumas áreas do Brasil Central. Esse fenômeno é causado por um sistema de baixa pressão que gradativamente se desloca para o oceano, levando as chuvas consigo.
Ainda são esperadas algumas instabilidades no nordeste do Rio Grande do Sul, metade leste de Santa Catarina, centro e leste do Paraná e sudeste de São Paulo. Os volumes previstos ficam entre 7 e 15 mm na maioria das localidades, com as chuvas mais expressivas ocorrendo no nordeste de Santa Catarina e sudeste de São Paulo, onde algumas projeções indicam mais de 50 mm ao longo do dia.
Embora as chuvas estejam perdendo intensidade, o frio deve continuar na região Sul. As menores temperaturas devem ocorrer no oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e extremo sul do Rio Grande do Sul, com o início do dia marcando temperaturas em torno de 7°C, mas subindo para acima dos 20°C durante a tarde, com maior incidência de sol e conforto térmico. No entanto, nas áreas com maior nebulosidade, o dia ainda terá características de inverno, com temperaturas abaixo dos 15°C no período da tarde.