CI

Previsão de tempestades e chuvas intensas no final de semana

Avanço de frente fria e corredores de umidade contribuem com o quadro de chuvas intensas



As instabilidades devem ser acompanhadas trovoadas, rajadas de vento e não se descarta a possibilidade de granizo As instabilidades devem ser acompanhadas trovoadas, rajadas de vento e não se descarta a possibilidade de granizo - Foto: Pixabay

Neste final de semana, o avanço de uma frente fria pelo sul do Brasil traz condições de tempestades, especialmente na fronteira sul. Essas chuvas devem trazer alívio para as intensas temperaturas na região, embora a massa de ar quente ainda prevaleça atuando sobre o Centro-Oeste e Sudeste.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Já na faixa norte do Brasil, também existem alertas em relação aos volumes de chuva, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical, mantendo as condições de precipitações elevadas na região.

 

Sábado (16/03)

A atuação de uma frente fria na fronteira sul do Brasil, traz condições de tempestades ao sul do Rio Grande do Sul. Na média das projeções os acumulados devem superar a marca dos 70 mm no decorrer do período, sendo que algumas projeções indicam mais de 100 mm ao longo desta sábado.

As instabilidades devem ser acompanhadas trovoadas, rajadas de vento e não se descarta a possibilidade de granizo.  Elas devem avançar até o sul de Santa Catarina, embora as chuvas mais intensas ocorrem concentradas sobre o estado gaúcho. 

Com a maior presença das nuvens carregadas, a tendência é de que as temperaturas no período da tarde entrem em declínio no Rio Grande do Sul.

Já na faixa norte do Nordeste, também há condições para o registro de fortes instabilidades, com potencial para chuvas acima dos 50 mm no decorrer de sábado, com destaque para o norte do Ceará, norte do Piauí, Maranhão e nordeste do Pará. De forma localizada as chuvas podem superar a casa dos 60 mm no decorrer do dia.

Na região Norte, o cenário também indica um padrão de chuvas mais volumosas e abrangentes. Porém os acumulados previstos apresentam uma grande variação entre as regiões.

Apesar dessas condições de chuvas em algumas regiões do Brasil, áreas do centro-norte da Bahia e SEALBA, leste de Minas Gerais e oeste de Mato Grosso do Sul terão uma condição de tempo firme neste sábado.

Domingo (17/03)

No domingo o sistema de chuvas avança, levando chuvas mais significativas para o Paraná e sul de São Paulo, bem como ao norte do Rio Grande do Sul.

Os corredores de umidade associados a este sistema devem contribuir com a melhor distribuição das nuvens carregadas sobre o Mato Grosso do Sul, ainda assim na região são esperadas temperaturas elevadas. 

Sobre Minas Gerais, também há possibilidade de chuvas melhor distribuídas, embora áreas do leste do estado ainda terão predomínio de tempo firme, assim como no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A faixa norte do Nordeste e nordeste do Pará, segue com a forte influência da Zona de Convergência Intertropical, garantindo as condições de chuvas ao norte da região, com possibilidade de acumulados acima dos 50 mm em áreas entre o nordeste do Pará até o oeste do rio Grande do Norte

Ao passo que, sobre a Bahia, a condição mais provável segue com o tempo firme.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.