CI

Prevenção e controle da anemia infecciosa eqüina no Pantanal



O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 29 de agosto, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema prevenção e controle da anemia infecciosa eqüina no Pantanal. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os eqüinos são ferramentas de trabalho essenciais à mais importante atividade econômica do Pantanal, a pecuária de corte, que é desenvolvida extensivamente na região.

A anemia infecciosa eqüina (AIE), conhecida mundialmente como febre-do-pântano, é considerada uma das principais doenças que atacam eqüídeos na região pantaneira. Entre 1990 e 1995, a Embrapa Pantanal conduziu pesquisas sobre a AIE, que envolveram 28 fazendas e 3.285 eqüinos. Estudos permitiram a definição das épocas de maior risco de transmissão do vírus, entre outros resultados. Essas pesquisas deram origem ao Programa de Prevenção e Controle da AIE adequado à realidade do Pantanal.

Esse programa baseia-se no diagnóstico inicial e monitoramento periódico dos animais da propriedade, separação e manejo adequado de animais positivos e negativos e obtenção de potros negativos a partir de fêmeas positivas. A validação dessa tecnologia foi realizada com sucesso em propriedades da região. Em uma propriedade rural, 42,7% da prevalência da doença foi reduzida a zero em três anos.

O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.