CI

Pressão sazonal faz soja cair em Chicago

Já a cotação para janeiro de 2025 fechou com recuo de 1,53%



A análise aponta que a pressão sobre os preços da soja se deve a diversos fatores A análise aponta que a pressão sobre os preços da soja se deve a diversos fatores - Foto: Nadia Borges

De acordo com a TF Agroeconômica, o mercado de soja na Bolsa de Chicago (CBOT) fechou em baixa nesta sexta-feira, influenciado pela pressão sazonal da colheita americana. O contrato de soja para novembro de 2024, referência para a safra brasileira, registrou queda de 1,90%, ou -18,75 cents por bushel, encerrando a $ 970,00. 

Já a cotação para janeiro de 2025 fechou com recuo de 1,53%, ou -15,25 cents por bushel, a $ 982,75. O contrato de farelo de soja para dezembro caiu 0,79%, ou $ -2,5 por tonelada curta, cotado a $ 315,6, enquanto o contrato de óleo de soja para o mesmo mês fechou em baixa de 1,81%, ou $ -0,77 por libra-peso, a $ 41,82.

A análise aponta que a pressão sobre os preços da soja se deve a diversos fatores. A safra volumosa nos Estados Unidos conta com condições favoráveis para a colheita, enquanto no Brasil, as chuvas retornaram, melhorando as condições de plantio. Além disso, a queda no preço do petróleo influencia negativamente o setor de biocombustíveis, pressionando ainda mais os preços. Apesar das vendas externas significativas na semana, incluindo a negociação de 292.800 toneladas de soja para um destino não revelado e 21.000 toneladas de óleo de soja para o México, esses fatores não foram suficientes para conter a queda.

Esta é a terceira semana consecutiva de perdas para a soja, com um saldo acumulado negativo de 3,53%, ou -35,50 cents por bushel. O farelo de soja, por outro lado, manteve-se praticamente estável, com uma leve alta de 0,5%, ou $1,6 por tonelada curta. Já o óleo de soja acumulou uma queda de 1,51%, ou -3,48 por libra-peso no período analisado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.