Preços globais da celulose estão em alta desde 2020
Os estoques globais já estavam em níveis reduzidos no final de 2020
Os preços globais de celulose estão em alta desde final de 2020, com demanda forte nos mercados importadores e crescimento limitado da oferta, segundo que informou o novo relatório do Rabobank. “Os preços da celulose de fibra curta (BHKP) atingiram US$730/t na China em março após vários ajustes de preço consecutivos, o que representa uma alta de 60% com relação ao preço registrado ao longo de boa parte de 2020 (US$450/t)”, comenta.
“Os estoques globais já estavam em níveis reduzidos no final de 2020 após um longo período de preços baixos, que limitaram o crescimento da oferta em várias regiões. De acordo com a consultoria Risi, os estoques globais estão em patamar abaixo de 40 dias equivalentes no início do ano, o que levou os compradores a aceitar as altas de preços e continuar comprando na medida em que as projeções de demanda continuaram a melhorar”, completa.
Segundo o Rabobank, vale a pena lembrar que o setor de celulose teve uma performance bastante positiva em 2020, apesar das quedas em algumas categorias, como os papeis de imprimir e escrever, dado que outros setores como papeis sanitários e papeis para embalagem continuaram crescendo em ritmo acelerado. “Olhando a frente, o setor deve experimentar mais um ano positivo, considerando a reabertura de muitos setores das economias em 2021, que com as campanhas de vacinação em massa, tem potencial de acelerar a demanda de algumas categorias. O enfraquecimento do dólar e o fortalecimento do yuan, tem favorecido ainda mais os preços das commodities agrícolas incluindo a celulose na medida em que aumenta o poder de compra da China”, conclui.