CI

Preços do trigo impulsionados por disputa de qualidade

Produtores disputam valorização, enquanto indústria enfrenta desafios com repasse de custos



Cenário tem sido alimentado não apenas pela busca por qualidade Cenário tem sido alimentado não apenas pela busca por qualidade - Foto: Divulgação

Os preços do trigo deram início a abril em uma trajetória ascendente na maioria das regiões monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), impulsionados pelo acirramento da disputa pelo produto de maior qualidade (PH 78). Este cenário tem sido alimentado não apenas pela busca por qualidade, mas também pela valorização cambial, tornando o trigo nacional mais atrativo para os consumidores.

Além disso, a retração dos triticultores brasileiros tem contribuído para sustentar as cotações do cereal. No entanto, o movimento de alta registrado na última semana foi contido pelas vendas enfraquecidas das farinhas de trigo no mercado interno brasileiro. Segundo analistas do Cepea, representantes da indústria têm manifestado dificuldades em repassar o aumento do custo da matéria-prima para os derivados, o que resulta em uma redução na margem de lucro.

Enquanto isso, os produtores estão atentos às condições climáticas, já se preparando para o cultivo da safra 2024/25 no país. Este olhar precoce para o futuro evidencia a importância de estratégias de produção que levem em consideração não apenas os aspectos mercadológicos imediatos, mas também as tendências climáticas e de demanda.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.