Preços do trigo continuam em declínio apesar das perspectivas de produção global menor
Ainda com as projeções de déficit na produção global de trigo, o mercado interno e externo continuou a ser influenciado por fatores que pressionam os preços para baixo
De acordo com análises do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços do trigo, tanto no mercado interno quanto externo, continuaram a cair durante o mês de março, mesmo diante das projeções oficiais que apontam para uma produção global abaixo da demanda na safra 2023/24.
Apesar das expectativas de escassez global de trigo, os preços no mercado doméstico registraram uma média mensal ligeiramente inferior em comparação com fevereiro de 2024 e substancialmente inferior ao mesmo período do ano anterior. As transações comerciais continuaram a ser pontuais, pois os produtores concentraram seus esforços na safra de verão, enquanto os compradores procuravam por trigo de alta qualidade, cuja disponibilidade interna é limitada.
Ainda com as projeções de déficit na produção global de trigo, o mercado interno e externo continuou a ser influenciado por fatores que pressionam os preços para baixo. A falta de disponibilidade de trigo de qualidade no mercado interno tem sido um fator determinante nessa dinâmica de preços.