Preços do milho em queda
Consumidores aguardam por oportunidades mais atrativas com a chegada da safra de verão
O mercado doméstico de milho segue em constante movimento, com baixa liquidez e uma tendência de queda nos preços, especialmente nas regiões do Centro-Oeste, conforme apontam os últimos dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo análises dos pesquisadores do Cepea, os consumidores têm adotado uma postura de cautela, adiando as aquisições de grandes lotes do cereal. A expectativa é que nas próximas semanas surjam oportunidades mais atrativas para negócios, impulsionadas pela entrada da safra de verão e pelas condições climáticas favoráveis à segunda safra do milho no Brasil.
Até o último levantamento, realizado até 31 de março, cerca de 98,7% da área nacional destinada à segunda safra já havia sido semeada, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Quanto à safra de verão, os números indicam que até a mesma data, aproximadamente 46,4% da área nacional já havia sido colhida, também conforme os dados da Conab.
A expectativa gerada por esses números, aliada à possível necessidade de liberação de espaço nos armazéns, impulsiona a espera por melhores oportunidades de negociação