Preços do arroz em casca mantêm estabilidade
Estabilidade nos preços está relacionada à resistência dos vendedores
Os preços do arroz em casca vêm apresentando pequenas oscilações nas regiões monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) no Rio Grande do Sul. De acordo com o Indicador CEPEA/IRGA-RS, que considera 58% de grãos inteiros e pagamento à vista, o valor da saca de 50 kg tem se mantido em torno de R$ 112,00 desde o dia 13 deste mês.
Pesquisadores do Cepea apontam que essa estabilidade nos preços está relacionada à resistência dos vendedores e a uma leve melhora na demanda, especialmente do mercado externo. Orizicultores estão na expectativa de uma possível valorização do arroz em casca, impulsionada pela maior procura das tradings e pela recente alta do dólar. Esse cenário favorece a exportação e torna a importação mais difícil, incentivando a retenção de estoques.
Por outro lado, as unidades de beneficiamento têm adotado uma postura mais cautelosa, realizando ofertas apenas quando há necessidade imediata de reposição de estoques, conforme detalham os pesquisadores do Cepea. Essa cautela reflete a atual conjuntura do mercado, onde a demanda é pontual e as negociações são feitas com prudência.
Essa estabilidade nos preços do arroz em casca reflete um equilíbrio entre a oferta e a demanda, com fatores externos, como a variação cambial, desempenhando papel importante.