Preços das terras sobem 20% nos EUA
Nesse contexto, comprar terras agrícolas é um empreendimento competitivo
Os preços das terras agrícolas em todo o meio-oeste dos Estados Unidos subiram 20% ou mais em algumas áreas, e isso continuará pelo menos no próximo ano, e possivelmente dois, de acordo com Steve Bruere, presidente da Clive, Peoples Company, sediada em Iowa, em entrevista ao agriculture.com. Os comentários de Bruere estão refletidos no relatório “National Land Values” da Peoples Company.
Há uma série de fatores que influenciam o ritmo forte e constante dos valores das terras agrícolas, como o aumento da renda agrícola devido ao aumento dos preços das commodities, taxas de juros historicamente baixas e oferta limitada de terras agrícolas disponíveis. Nesse contexto, comprar terras agrícolas é um empreendimento competitivo, com os agricultores competindo por terras com investidores.
De acordo com o Conselho Nacional de Fiduciários de Investimento Imobiliário (NCREIF), o retorno médio anual para terras agrícolas no Corn Belt (Iowa, Illinois, Indiana, Ohio e Missouri) é em média de 9,9% (incluindo 4,198% de renda e 5,361% de ganho de capital) de 1991 a 2021, um “histórico notavelmente estável com retornos quase enfadonhos”, afirma o relatório. “Por outro lado, os retornos do Corn Belt oferecem uma estabilidade muito maior em comparação com os investimentos financeiros, incluindo ações, onde a redução anual excedeu 20% pelo menos uma vez por década.”
O preço médio por acre de terra em cinco estados é de cerca de US $ 6.500, com os valores de Iowa e Illinois chegando ao máximo em cerca de US $ 7.800 por acre. Em todo o país, os valores das terras aumentaram consideravelmente desde o Resumo de Valores de Terras do USDA de agosto de 2020.