CI

Preço da soja em MT apresenta leve alta semanal, mas ainda está abaixo do ano anterior

Alta representa valorização de 1,23% em relação à semana anterior



Foto: Divulgação

Os preços da soja em Mato Grosso encerraram a última semana com um leve aumento na paridade de exportação para o vencimento em março de 2025, atingindo uma média de R$ 106,74 por saca. Segundo informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), isso representa uma valorização de 1,23% em relação à semana anterior.

O aumento foi impulsionado pela alta de 7,50% no preço do prêmio futuro no porto de Santos, que chegou a uma média de 43 centavos de dólar por bushel, além da elevação semanal de 1,43% na cotação do dólar, que ficou em média a R$ 5,94.

Apesar do desempenho positivo na comparação semanal, os preços ainda estão 4,44% abaixo do mesmo período de 2023. Esse recuo reflete principalmente a desvalorização de 26,95% nas cotações da soja no CME-Group ao longo do último ano. Contudo, a queda não foi mais acentuada devido ao impacto positivo da valorização cambial de 20,53% no mesmo intervalo.

O Imea ainda salienta que, embora o preço futuro atual esteja inferior ao registrado no ano passado, ele ainda se encontra acima do Ponto de Equilíbrio para a safra 2024/25, superando o Custo Operacional Total. No entanto, não é suficiente para cobrir o Custo Total, evidenciando os desafios de rentabilidade para os produtores no estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.