CI

Precipitação reduz ritmo da colheita na Ásia

Seca atinge trigo e colza no Leste Asiático



Foto: Pixabay

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou na terça-feira (8) o Weekly Weather and Crop Bulletin, que destacou as condições climáticas nas regiões do Leste e Sudeste Asiático e seus impactos sobre a agricultura.

De acordo com o boletim, uma área de alta pressão permaneceu sobre as principais zonas agrícolas do leste da China, favorecendo o tempo seco em regiões de cultivo de trigo de inverno, na Planície do Norte, e de colza no Vale do Yangtze. “As culturas são irrigadas, mas ainda podem se beneficiar de chuvas adicionais”, informou o USDA. As temperaturas se mantiveram dentro da média sazonal, o que ajudou a conter a evaporação da umidade no solo.

No sul da China, as bordas da alta pressão permitiram precipitações entre 5 mm e 50 mm, com volumes localmente superiores, atingindo áreas de arroz em estágio vegetativo inicial.

No Sudeste Asiático, as chuvas tropicais marcaram o início da transição sazonal para o norte, com o aumento das precipitações pré-monções nas regiões meridionais da Indochina. Segundo o boletim, volumes acima de 25 mm foram registrados entre o sul da Tailândia continental e o sul do Vietnã. Embora tenham dificultado o trabalho de campo, essas chuvas contribuíram para a reposição da umidade do solo antes da principal temporada de cultivo de arroz.

Chuvas mais intensas, entre 25 mm e 100 mm, foram observadas na Malásia e Indonésia, onde a colheita de arroz e dendê foi prejudicada. Algumas áreas de dendê acumulam quase o dobro da média anual de precipitação até o momento. Nas Filipinas, os mesmos volumes dificultaram o avanço da colheita de milho e arroz de inverno.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.