CI

Pratini de Moraes Habilita Empresas de Rastreamento Bubalino e Bovino


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, entregou ontem (18/06), no auditório do ministério, os primeiros certificados de habilitação para o rastreamento bovino e bubalino, implantado por intermédio do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). As quatro empresas foram a Planejar (RS), Gênesis (PR), Certificações Brasil (SP) e Serviço Brasileiro de Certificação (SP).

A partir de julho, as empresas que quiserem exportar carne para a União Européia terão que estar dentro dos padrões de rastreamento do Mapa e do Sisbov. Lançado em janeiro, o sistema permitirá o rastreamento dos animais desde o nascimento até o momento em que a carne é processada para ir à mesa do consumidor. “Não há dúvidas de que o Brasil se tornou um dos maiores produtores concorrentes do setor no mercado mundial”, afirmou Pratini de Moraes. Segundo o ministro, nos próximos quatro ou cinco anos, o Brasil será o maior exportador mundial de carne.

O ministro da Agricultura disse que a intenção do governo é a de ter todo o rebanho brasileiro, cerca de 160 milhões de cabeças, devidamente inscrito no Sisbov até dezembro de 2007. Segundo ele, apesar de existir uma exigência internacional para implementação do sistema, o grande beneficiado será o consumidor brasileiro. De acordo com Pratini, entre 70% e 80% da carne produzida no país é destinada ao consumo interno.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luiz Carlos de Oliveira, enumerou algumas das vantagens do sistema de rastreamento. “O sistema atenderá os consumidores na segurança dos alimentos, dará suporte aos produtos nos mercados nacional e internacional, reduzirá o risco de fraudes, além de melhorar o controle sanitário”.

Mais três empresas serão habilitadas nos próximos dias para emitir os certificados e em julho já começam a ser exportados os primeiros lotes de carne dentro dos padrões de rastreamento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.