CI

PR: preços do milho sobem mesmo com queda na bolsa de Chicago

Colheita de milho avança no estado



Foto: Divulgação

A última semana trouxe clima estável para o estado do Paraná, permitindo avanços na colheita do milho da segunda safra 2023/24. Segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), a colheita já atingiu 92% da área plantada, com algumas regiões concluindo completamente a colheita.

De acordo com o boletim, com o processo de colheita em fase final, a disponibilidade de milho no mercado interno começa a reduzir, o que tende a elevar os preços. Na última semana, o preço da saca de 60 kg de milho chegou a R$ 49,96, marcando um aumento superior a 12% em comparação ao fechamento de agosto de 2023. Essa alta contrasta com a queda de mais de 16% na cotação da commodity na Bolsa de Chicago durante o mesmo período.

O aumento dos preços internos está sendo sustentado por uma alta do dólar, que subiu mais de 12%, além da menor oferta do produto no mercado. No entanto, esse cenário é frágil, pois uma eventual queda no valor do dólar pode pressionar os preços para baixo, conforme dados do Boletim de Conjuntura Agropecuária.

Além disso, o início da colheita americana está próximo. Se uma safra normal for confirmada nos Estados Unidos, é provável que haja uma pressão ainda maior sobre os preços no mercado internacional, influenciando as cotações globais de milho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.