CI

Portugal é líder em concentração tóxica de glifosato

O estudo recomenda a não renovação da licença de comercialização



Foto: Divulgação

Um estudo europeu recente envolvendo 12 países concluiu que Portugal lidera em termos de concentração tóxica do herbicida glifosato em cursos de água doce destinados ao consumo humano. O estudo, conduzido pela organização Pesticide Action Network e pelo Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia no Parlamento Europeu, coletou amostras de água doce em 12 nações da União Europeia em outubro de 2022, após a temporada agrícola.

Em Portugal, amostras foram coletadas no rio Douro, na Herdade da Fonte Insonsa em Idanha-a-Nova e na Albufeira da Barragem do Roxo. O estudo, divulgado pela Plataforma Transgénicos Fora, revelou que, juntamente com Áustria, Espanha e Polônia, Portugal apresentou concentrações de glifosato consideradas tóxicas para o consumo humano.

Uma amostra em Portugal, coletada em Idanha-a-Nova, apresentou uma concentração de glifosato de 3 microgramas por litro (µg/L), o que é 30 vezes superior ao limite legal. Essa foi a concentração mais elevada de glifosato encontrada no estudo. O limite de segurança para o glifosato na água potável é de 0,1 µg/L. Apesar dos riscos conhecidos do glifosato para ecossistemas aquáticos e saúde humana, incluindo sua classificação pela Organização Mundial da Saúde como um possível carcinógeno, seu uso ainda está autorizado na União Europeia pelo menos até 15 de dezembro.

O estudo recomenda a não renovação da licença de comercialização do glifosato na União Europeia e a redução gradual do uso de produtos contendo essa substância. A razão para essa recomendação é que o uso do glifosato é prejudicial para a qualidade das águas e está associado a efeitos adversos em várias espécies, incluindo os seres humanos. A Plataforma Transgénicos Fora destaca que a Comissão Europeia planeja renovar a utilização do glifosato, com a proposta prevista para ser votada em meados de outubro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.