CI

Podridão floral e resistência do psilídeo a inseticidas foram temas do Citros em Foco de Campos de Holambra (SP)

O Citros em Foco ainda passará por oito cidades nos próximos meses


Foto: Fundecitrus

O encontro Citros em Foco de Campos de Holambra (SP), realizado na manhã desta quinta-feira (11), reuniu aproximadamente 150 citricultores e profissionais do setor. O evento contou com duas palestras de profissionais do Fundecitrus, sobre a resistência do psilídeo a alguns grupos de inseticidas e outra sobre podridão floral.

O pesquisador Geraldo Silva Júnior explica que durante a palestra teve a oportunidade de mostrar para o produtor o que ele pode fazer antes da florada para combater a podridão floral. “Mostramos que dá pra fazer uma adubação equilibrada, usando o nitrato de cálcio e depois, durante a florada, ele pode fazer o uso dos melhores fungicidas com base nos alertas do sistema de previsão da podridão floral, além de produtos mais sustentáveis, como o caulim, que mostrou redução nos sintomas da doença”, reforça Silva Júnior.

A palestra sobre a resistência do psilídeo foi conduzida pelo pesquisador do Fundecitrus Wellington Ivo Eduardo. Ele falou sobre os inseticidas que o psilídeo já apresenta resistência, como os piretroides, neonicotinoides e malationa. “Mostramos que diante desse cenário de resistência, é fundamental fazer a rotação de grupos químicos para combater o psilídeo”, comenta.

O Citros em Foco ainda passará por oito cidades nos próximos meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.