Plataforma para vinícolas busca aproximar o consumidor do vinho brasileiro
Entrar no mundo do vinho pode ser intimidador para passageiros de primeira viagem
Entrar no mundo do vinho pode ser intimidador para passageiros de primeira viagem. Quem decide embarcar nessa jornada pode abandoná-la ou, no meio do caminho, acabar não valorizando rótulos brasileiros acessíveis e de qualidade. Pensando nisso, os amigos Caroline Dani, Biomédica e sommelière, Lucia Porto, jornalista, publicitária e sommelière, Luiz Gustavo Lovato, enólogo e mestre em agronegócios e Róger Thieme Perotto, analista de sistemas, decidiram aproximar o consumidor brasileiro do vinho produzido no Brasil: assim nascia o Brasil de Vinhos, a primeira plataforma digital para vinícolas do Brasil. Desde 2020, a iniciativa mapeia as vinícolas que produzem vinhos no país e fornece conteúdo e informação de forma gratuita. Agora o Brasil de Vinhos estreia um novo portal, mais ágil e funcional, tanto para usuários quanto para vinícolas que queiram entrar na vitrine e também para anunciantes. Todas as reformulações no Brasil de Vinhos podem ser conferidas em www.brasildevinhos.com.br
Nascido do amor pelo vinho produzido no Brasil e da vontade de ajudar o vinho brasileiro a ganhar o país, o Brasil de Vinhos é plural e vai além dos conteúdos produzidos para o site e redes sociais. A iniciativa abrange também newsletter com conteúdos sobre vinho, o programa Brasil de Vinhos RECEBE no YouTube, ao vivo, a cada quinze dias, com participação de convidados especiais, sempre do mundo do vinho, grupo de whatsapp para compartilhamento de conteúdo em primeira mão, blog de notícias, espaço destinado ao cadastro de vinícolas que queiram ter seu trabalho divulgado e até mesmo uma lista atualizada de lojas espalhadas por todo o brasil, onde podem ser encontrados rótulos destas vinícolas. “Oferecemos espaço para quem quiser contar sua história, mostrar seu trabalho, seu produto, seus rótulos, suas ideias”, explica Lucia Porto, uma das sócias do Brasil de Vinhos, responsável pela comunicação e conteúdo.
Com o objetivo de conectar tudo em um só lugar de forma acessível e prática, a plataforma Brasil de Vinhos estreia novas funcionalidades: “Implementamos um filtro detalhado por estado e cidade, além de um campo para palavras-chave, tornando a busca por uma loja de vinhos próxima ainda mais intuitiva”, explica Róger Perotto, sócio do Brasil de Vinhos, que comanda a parte da tecnologia. Além disso foi desenvolvido novo filtro de busca, uma revitalização geral na página dedicada às vinícolas, destaque maior aos conteúdos editoriais e a facilitação do cadastro de novas empresas são algumas das novidades oferecidas pelo portal reestruturado. “Estas transformações nos permitem focar estrategicamente no Brasil de Vinhos, enriquecendo continuamente nossa plataforma. E isso é só o começo, muitas novidades estão a caminho.”, antecipa Perotto.