CI

Plantio é interrompido por frio na Ucrânia e Rússia

Frio intenso e neve atrasam plantio no oeste da FSU



Foto: Pixabay

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou, por meio do boletim Weekly Weather and Crop Bulletin divulgado nesta terça-feira (8), que o oeste da antiga União Soviética (FSU) registrou mudanças significativas nas condições climáticas durante a última semana. O calor acima da média deu lugar a um clima mais frio, marcado por duas tempestades que trouxeram chuvas e, posteriormente, neve.

Segundo o USDA, as temperaturas chegaram a ficar entre 2°C e 5°C acima do normal no oeste da região, e até 9°C acima no centro-oeste da Rússia. Esse calor fora de época acelerou o crescimento de culturas como trigo de inverno, colza e cevada, que, em algumas áreas, estavam mais de duas semanas adiantadas em relação à média histórica.

Entretanto, a chegada de uma frente fria no dia 5 de abril, com temperaturas diárias até 10°C abaixo do normal, reverteu esse cenário em países como Bielorrússia, Ucrânia e Moldávia. “O calor anômalo mascarou a entrada de ar muito frio, que chegou de forma abrupta no final da semana”, informou o boletim.

A primeira tempestade da semana trouxe pancadas de chuva generalizadas. Já a segunda, com queda acentuada nas temperaturas, transformou a chuva em neve. A precipitação líquida combinada das duas tempestades variou entre 10 e 50 mm, com volumes maiores em áreas localizadas, abrangendo desde a costa leste do Mar Negro até a Moldávia, sul da Bielorrússia, Ucrânia e partes ocidentais do Distrito Central da Rússia.

As chuvas contribuíram para melhorar a umidade do solo em regiões que enfrentaram um inverno mais seco. No entanto, o USDA destacou que o clima frio e instável causou atrasos ou interrupções no plantio das lavouras de início de verão, especialmente no sudoeste da Rússia e no sudeste da Ucrânia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.