Plantio do milho atinge 70% da área prevista no Rio Grande do Sul
O plantio de grãos no Rio Grande do Sul continua a avançar
O plantio de grãos no Rio Grande do Sul continua a avançar atingindo 70% da área planejada de 817.521 hectares, de acordo com o último Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira, 26, pela Emater/RS-Ascar. A maioria das culturas encontra-se em estágio de germinação e desenvolvimento vegetativo (99%), enquanto 1% já entrou no período reprodutivo.
Veja também: Produtores de milho enfrentam desafios para a safra 2023/24
O período recente foi marcado por uma maior incidência de luz solar, promovendo um crescimento rápido e vigoroso das plantas. Muitos agricultores aproveitam essas condições para aplicar fertilizantes nitrogenados em áreas complementares e herbicidas, atualmente o controle de ervas específicas.
Na região de Frederico Westphalen, 87% dos 80 mil hectares dedicados ao plantio estão na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, enquanto 13% já atingiram o estágio de florescimento. Apesar das condições climáticas geralmente climáticas, alguns pontos isolados foram afetados pelo acamamento da cultura, causados por precipitações intensas com ventos fortes e granizo.
Em Passo Fundo, o plantio atingiu 95% das áreas designadas para a produção de grãos, com a cultura agora em desenvolvimento vegetativo em uma área de 73 mil hectares.
Quanto ao milho para silagem, na região de Erechim, a cultura está implantada e em estágio vegetativo, com os agricultores aplicando Nitrogênio em cobertura. Em Frederico Westphalen, as condições climáticas continuam favorecendo o desenvolvimento das culturas.
Em Pelotas, o planejamento está em andamento, mas a estimativa para a área destinada ao milho para silagem indica uma redução de 5,44% em comparação com a safra anterior, alcançando 14.822 hectares.