Plantio de milho e soja sofrem com as chuvas no Paraná
Condições climáticas afetam início do plantio
As condições climáticas adversas continuam a impactar o início do plantio das safras de soja e milho no estado do Paraná. Embora os impactos sejam pontuais, os agricultores enfrentam desafios significativos devido às chuvas persistentes registradas em outubro. Os dados foram divulgados no Boletim de Conjuntura Agropecuária da semana de 27 de outubro a 1º de novembro, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
Veja também: Clima afeta o plantio de soja no Rio Grande do Sul
No caso da soja, que atualmente está sendo plantada, 92% das atividades ainda mantêm condições consideradas boas, enquanto 7% estão em condições médias e 1% apresenta condições ruins. Apesar dos desafios climáticos, a maioria dos rendimentos da soja parece ter resistido bem, mantendo uma situação geral positiva.
Já o milho, que foi plantado antes da soja e está concentrado principalmente no sul do estado, sentiu mais os impactos das chuvas abundantes de outubro. Dos campos já plantados, 83% têm condições boas, 15% estão em condições medianas e 2% foram classificados como ruins, refletindo os desafios enfrentados pelos agricultores de milho na região.