Plantio de milho avança no sul, enquanto preços oscilam com demanda fraca
12% da área nacional destinada ao cultivo de milho foi plantada
A semeadura da safra de verão 2024/25 de milho está ganhando ritmo nas principais regiões produtoras do Brasil, apesar das adversidades climáticas que afetaram parte do país nas últimas semanas. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até o dia 15 de setembro, 12% da área nacional destinada ao cultivo de milho havia sido plantada, um avanço em relação aos 9,7% registrados na semana anterior. No entanto, esse número ainda está abaixo dos 15% alcançados no mesmo período em 2023. A maior parte das atividades de plantio se concentra nos três estados do Sul do país, que impulsionam o progresso da safra.
Segundo informações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o cenário de preços tem mostrado variações significativas entre as regiões. Com a demanda externa desaquecida, muitos vendedores têm se mostrado mais flexíveis nas negociações, o que resultou em quedas nos preços em algumas regiões consumidoras.
Ao mesmo tempo, em outras praças monitoradas pelo Cepea, os valores seguem firmes, sustentados por condições locais de oferta e demanda. Essa diferença reflete as dinâmicas regionais e a expectativa dos produtores em relação ao andamento da safra e à evolução da demanda no mercado interno e externo.