CI

Plantio da soja atingiu 30% da área esperada no Brasil

Paraná e Mato Grosso apresentam diferentes ritmos de plantio



Foto: Divulgação

O plantio da soja no Brasil atingiu 30% da área esperada até o último dia 20 de outubro, mantendo-se dentro da média histórica apesar das condições climáticas adversas, conforme análise da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (CEEMA). No Paraná, o plantio alcançou 51%, enquanto em Goiás foi de 23,1%, em Mato Grosso do Sul 21,5%, São Paulo 22,7%, Minas Gerais 8,5% e Rondônia 40,2%. No entanto, no Mato Grosso, apenas 60% da área prevista foi plantada até agora, em comparação com 67% no mesmo período do ano passado, devido à escassez de chuvas, com algumas áreas enfrentadas até 30 dias sem experiência. Isso não deve resultar no replantio de muitas áreas afetadas.

Veja também: Cotações da soja recuam em Chicago

Além disso, no Mato Grosso, apesar da expectativa de aumento de 0,82% na área plantada, atingindo 12,2 milhões de hectares nesta nova safra, a produção final poderá ser menor, prevista para atingir 43,8 milhões de toneladas.

No Paraná, dados atualizados do Departamento de Economia Rural (Deral) mostram que o plantio de soja já atingiu 58% da área esperada até o dia 24 de outubro, superando o ritmo do ano anterior. O estado tem uma expectativa de colher 21,9 milhões de toneladas, o que poderia resultar em uma das maiores safras locais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.