Plantio avança abaixo de chuva em ritmo acelerado
Levantamento do USDA mostra 83% do milho e 68% da soja plantados
O último relatório do USDA, revelou o andamento das plantações de milho e soja no país. Apesar das chuvas intensas que atingiram grande parte do território americano, o progresso no plantio de milho e soja continua ligeiramente à frente da média dos últimos cinco anos.
Progresso no Plantio de Milho
O plantio de milho nos EUA alcançou 83% da área prevista até 26 de maio, uma ligeira melhora em comparação com a média dos últimos cinco anos. Estados importantes como Illinois, Iowa e Nebraska apresentaram avanços significativos, com Illinois registrando 94% da área plantada, acima da média histórica de 79%.
Apesar das chuvas pesadas, a maioria das regiões conseguiu manter um ritmo constante no plantio. No entanto, estados como a Carolina do Norte e o Texas, que enfrentaram condições mais secas, não tiveram dificuldades significativas, com 100% e 92% da área plantada, respectivamente.
Progresso no Plantio de Soja
O plantio de soja também está progredindo bem, com 68% da área prevista já plantada, superando a média de 63% dos últimos cinco anos. Estados como Arkansas e Illinois destacaram-se com 88% e 72% da área plantada, respectivamente. Em estados como o Mississippi e a Louisiana, o plantio atingiu 92% e 85%, respectivamente, refletindo um ritmo acelerado.
Emergência das lavouras
Além do plantio, a emergência das plantas de milho e soja também foi monitorada. Até 26 de maio, 58% do milho e 39% da soja já haviam emergido, em linha com as médias históricas. Em estados como Missouri e Tennessee, a emergência do milho atingiu 70% e 72%, respectivamente, enquanto a soja em estados como Arkansas e Louisiana emergiu em 78% e 77%, respectivamente.
Condições hídricas nos EUA
Num cenário oposto ao registrado na safra anterior, as condições hídricas durante o plantio sugerem bons suprimentos de umidade nas lavouras, até mesmo em excesso dada às chuvas intensas e recorrentes no Corn-Belt.
Desta forma, apenas 10% do milho e 7% das áreas de soja estão em regiões classificadas com algum grau de seca. E essas áreas em regiões mais secas, são áreas sob condições de seca “moderada”.
Também vale ressaltar que a previsão indica chuvas volumosas ao longo dos próximos dias nas regiões produtoras dos EUA.