Plantio antecipado de tabaco
Na prática, a nova PVH2444 poderá ser plantada antes do inverno
A alta tecnologia aplicada às sementes certificadas revoluciona a cadeia econômica da fumicultura. Neste Dia do Produtor de Tabaco, a ProfiGen do Brasil anuncia o novo híbrido de Virgínia PVH2444. A cultivar atende a uma demanda histórica do campo: a possibilidade de transplante confiável e antecipado em dias mais curtos e temperaturas mais baixas.
Os benefícios não são pequenos. Por meio de melhoramento genético, o PVH2444 traz maior previsibilidade na colheita e oferece menor desgaste à rotina do produtor. A cultivar é certificada pelo Ministério da Agricultura.
O novo híbrido permite que o transplante da variedade possa ser realizado a partir de abril, muito antes das cultivares tradicionais que só podem ser transplantadas a partir da segunda quinzena de julho. “No início do próximo ano, as sementes PVH2444 já poderão ser adquiridas para plantio no primeiro semestre de 2025”, destaca o gerente de desenvolvimento de negócios da ProfiGen, Vilson Arend.
A nova variedade de Virgínia já está presente em centenas de lavouras da região Sul com grande sucesso, apontam os técnicos da empresa, que monitoram algumas dessas propriedades. “O produtor de tabaco sempre trabalhou para evitar o desgaste físico da lida na lavoura de tabaco no alto do verão. Agora as nossas sementes certificadas da ProfiGen permitem o plantio mais cedo.”
Na prática, a nova PVH2444 poderá ser plantada antes do inverno, sem florescer com baixo número de folhas. “O produtor de tabaco não possuía uma alternativa de semente certificada para esse período de plantio, mas agora tem”, ressalta Arend. O programa de melhoramento genético da ProfiGen trabalhou por décadas, ouvindo a necessidade do campo e realizando testes para garantir a eficácia do híbrido. “É extremamente importante esclarecer que não existem variedades de tabaco resistentes às geadas, quando são muito fortes ou intensas.”
A nova tecnologia acerta em cheio o mercado de sementes piratas de tabaco. A comercialização irregular sustentava o argumento de que não existiam sementes certificadas para o plantio antecipado. “Além de ilegais, as sementes piratas colocam em risco a reputação do mercado brasileiro de tabaco, conhecido por sua integridade e rastreabilidade”, alerta o gerente da ProfiGen. “Não é uma questão de preço, pois as sementes do PVH2444 chegarão ao mercado em linha com os demais produtos que a empresa disponibiliza, com excelentes resultados.”