Plantar tomate em casa é fácil e prático
O tomate cereja é a melhor indicação para obter sucesso no cultivo em vasos de plantas

O tomate é sem dúvida o queridinho da culinária mundial. Presente nas receitas que vão de uma simples saladas aos molhos elaborados, o que desperta o interesse também pelo cultivo do fruto que pode ser feito em casa, inclusive por quem vive em apartamentos. Um cultivo que pode ser feito em vasos.
Mas para o plantio dar certo é preciso, primeiro escolher o tipo que se adapta bem à pequenos espaços e conhecer as técnicas que vão te ajudar a criar o ambiente propício para o crescimento da espécie escolhida.
Tipos de tomates
Existem dois tipos
fáceis cultivar. Os chamados indeterminado e determinado.
Vamos explicar : Os tomates indeterminados são aqueles que crescem e continuam produzindo frutas logo depois da colheita.
Essa variedade cresce na vertical e pode atingir até 1,5m de altura; necessita de apoio de estacas, gaiolas ou treliças. Eles exigem poda.
Enquanto os tomates determinados são a melhor escolha para cultivar em vasos. Eles são compactos e espessos e não crescem tanto quanto os indeterminados.
A produção é menor mas amadurecem mais rápido, em um período de quatro a seis semanas.
Neste caso o melhor tipo disponível é o tomate cereja, ideal para conservas.
A dica é na hora de comprar as sementes ou mudas perguntar diretamente pela espécie.
Escolha vaso certo para plantar a espécie
O tomate cereja se desenvolve bem em vasos com pelo menos 25 cm de diâmetro, mas quanto maior, melhor. Não arrisque usar vasos menores porque
as raízes de tomate precisam de espaço para se espalhar, sem isso vão secar muito rápido e exigir manejo mais complexo com uso de nutrientes para o solo.
Escolha vasos de plástico que já vem com furos no fundo.
Vamos começar a plantar?
Depois de escolher a variedade, vamos para o cultivo. O método com sementes é simples mas requer mais destreza. Primeiro coloque sementeira em um vaso e, quando as mudas estiverem crescendo, separe as de aparência mais forte para transferir para outro vaso onde ela terá espaço para crescer. Para quem não quer ter esse trabalho todo a maneira fácil de cultivar é comprar mudas, colocá-las delicadamente no vaso, se certificando que o torrão foi desembaraçado e que as raízes estão todas no solo. Daí é só se dedicar a cuidar deles. Não esqueça de regar, colocar incialmente um bom adubo e sol.