CI

Plano Safra traz um horizonte mais seguro

Recursos para irrigação serão de R$ 2,37 Bi



Foto: Pixabay

O recente anúncio do novo plano safra 2023/24 pelo Governo Federal demonstrou, mais uma vez o reconhecimento das autoridades em relação a importância econômica do agronegócio como um dos principais produtores de riquezas no País. Mesmo que o foco do plano seja para atender às demandas do setor produtivo dentro da porteira, tudo o que ali for investido, levará boas consequências para todo a economia. Para Alfredo Teixeira Mendes, diretor geral da Rivulis Brasil e América Latina, o setor deve ser reconhecido mundialmente por sua diversidade e sustentabilidade e tem como desafio aumentar a produção de alimentos sem afetar o ambiente para gerações futuras. “A preocupação com a sustentabilidade e uso eficiente de recursos configura-se hoje como uma prerrogativa entre produtores rurais e toda a cadeia produtiva não só do agronegócio, mas da economia global”, afirma Mendes.

Como novidade, o Plano Safra 2023/2024 incentivará o fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis, com redução das taxas de juros para recuperação de pastagens e premiação para os produtores rurais que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis. Neste quesito a irrigação pode ser tranquilamente incluída uma vez que é uma importante ferramenta para a gestão da água e para a produção de alimentos.  “Por isto eu destaco ainda o volume de recursos disponibilizados para a irrigação, cerca de R$ 2,37 bilhões”, assinala o executivo. Na opinião dele este valor vai permitir que o produtor invista em uma tecnologia que lhe garante colher o que plantou, “e isto é o melhor seguro safra que eu conheço”, finaliza Mendes. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.