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Plano para um novo logotipo para a laranja da Flórida é cancelado


A falta do suporte financeiro e de um claro apoio da indústria de cítricos americana, fez o Departamento de Citros da Flórida decidir por abandonar os esforços para o estabelecimento de um novo símbolo para seu suco de laranja. Quando a idéia foi apresentada no ano passado, Bob Crawford, diretor executivo do Departamento de Citros da Flórida, esperava lançar um novo logotipo para o suco de laranja local que pudesse alcançar o prestígio de símbolos mundialmente conhecidos como o da Nike ou da estrela da Mercedes-Benz. Mas após 18 meses de conversações com os grandes processadores de suco de laranja, "sobre um novo logo demonstrando a qualidade da Flórida" encontrou-se com "diversos níveis de ceticismo ou de apoio”, disse o comissário Crawford em reunião do dia 16 de julho. A Comissão é a central executiva do Departamento dos Citros. Diversos fabricantes de suco, que Crawford não quis identificar, demonstraram pouco interesse diante da reconfiguração que obrigatoriamente seria gerada pelas novas embalagens que incorporariam este novo símbolo, disse. Outros questionaram sobre os padrões de marketing que nada significam aos consumidores. O Departamento propôs que somente o suco de laranja puro, ou que contenha ao menos 90% de suco originário da própria Flórida, sob a avaliação do Departamento de Agricultura americano, USDA, seja classificado como de categoria A, e que pudesse assim estampar este novo símbolo de qualidade. Mas os fabricantes alegam que os consumidores não sabem muito à respeito e que se pouco importam com tais padrões de "qualidade". O comitê consultivo da Comissão sobre o símbolo não poderia concordar na forma de cálculo desta exigência de 90%. Segundo avaliação dos produtores da Flórida, há indicações de que somente 58% dos produtores teriam dado apoio a esta nova metodologia, afirma Andy Laurent, diretor do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento estadual. Vários funcionários de algumas empresas expressaram pouco entusiasmo por um programa como este, declarou Crawford. Os funcionários questionaram também se o novo símbolo seria lançado sem o importante apoio do Departamento de Citros, para ser divulgado dede seu período inicial, disseram. Esta Comissão dos Citros votou em junho pelo corte de 9% do imposto estadual que financia o marketing genérico do suco de laranja. Com um orçamento aproximado de 3,4 milhões de dólares para a temporada 2003-04, este impostonão recolhido poderia ajudar a financiar uma campanha política para a manutenção da tarifa federal às importações do suco de laranja brasileiro durante as conversações sobre os acordos de livre comércio internacional como a ALCA. Entretanto, o Departamento de Citros não pode financiar o marketing de um novo símbolo durante o ano fiscal de 2003-04, pois este já começou no dia 1º de julho, segundo Crawford. O atual símbolo da "árvore sob a luz do nascer do sol” da Flórida ficou de fora do apoio dos processadores porque o Departamento não deu o apoio total para este tipo de divulgação, disse o comissário Tristan Chapman, gerente-geral da empresa Southern Gardens Citrus Corp., de Clewiston. Uma avaliação do Departamento mostrou em 2002 que menos de 30% do suco de laranja da Flórida traz o logotipo da árvore sob a luz do nascer do sol, a atual marca registrada de seu suco. O comissário Dan Richey, presidente do Comitê Consultivo sobre o símbolo, concorda que será de pouco utilidade lançar um novo logotipo para a safra 2004-05.

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