CI

Pesquisas revelam como as raízes penetram em solos duros 

Solos compactados são um problema



Foto: Pixabay

Os cientistas descobriram um sinal que faz com que as raízes parem de crescer em solos duros que podem ser "desligados" para permitir que penetrem no solo compactado - uma descoberta que pode ajudar as plantas a crescerem mesmo nos solos mais danificados. Uma equipe de pesquisa internacional, liderada por cientistas do Future Food Beacon da University of Nottingham e da Shanghai Jiao Tong University, descobriu como o sinal da planta "etileno" faz com que as raízes parem de crescer em solos duros, mas depois que esse sinal é desativado, as raízes são capazes de empurrar através do solo compactado. A pesquisa foi publicada na Science. 

Solos duros (compactados) representam um grande desafio para a agricultura moderna, que pode reduzir a produção agrícola em mais de 50%, reduzindo o crescimento das raízes, causando perdas significativas anualmente. A Europa tem mais de 33 milhões de hectares de solo sujeito à compactação, o que representa o mais alto do mundo. A compactação do solo provoca uma redução na penetração das raízes e na absorção de água e nutrientes. Apesar de sua clara importância para a agricultura e a segurança alimentar global, o mecanismo que sustenta as respostas à compactação de raízes não era claro até agora. 

"Entender como as raízes penetram em solos duros tem enormes implicações para a agricultura, já que esse conhecimento será crucial para cultivar culturas mais resistentes à compactação do solo. Identificação de nossa equipe de que a planta sinaliza etileno controla as respostas das raízes ao solo duro abre novas oportunidades para selecionar novas culturas resistentes à compactação”, disse o professor Malcolm Bennett da Escola de Biociências da Universidade de Nottingham.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.