CI

Pesquisadores criam plástico filme com casca de tomate

Já pensou se o plástico filme que você usa para colocar no pote sem tampa, com os restos de comida  que vão para a geladeira, fosse feito de tomate?



Foto: Divulgação

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

O tomate pode ser usado em saladas, servido puro, cozido, em molhos e extratos, ele serve até para fazer ração. Dele se aproveita tudo: polpa, casca, semente. Entre seus benefícios podemos destacar a melhora da visão, fortalecimento dos ossos, por causa da vitamina D, além de prevenir o cancêr. Além de tudo isso, pesquisadores portugueses querem dar nova serventia para o tomate. Já pensou se o plástico filme que você usa para colocar no pote sem tampa, com os restos de comida  que vão para a geladeira, fosse feito de tomate? Ou da casca dele? Isso já é possível. 

Estudiosos do Instituto de Biologia Experimental e Tecnlógia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Superior de Agronomia, em recentes pesquisas sobre o tomate, chegaram a conclusão de que é possível usá-lo na fabricação de plástico, especificamente a película ou filme aderente. 

Também conhecido como plástico filme, ele é serve para embalar restos de alimentos e é usado em procedimentos estéticos. O produto feito com pele de tomate, pode ser uma solução promissora para eliminar milhares de toneladas de plástico, já que o mesmo é biodegradável. O projeto em fase de teste, ainda aguarda investidores. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.