CI

Pesquisador dos EUA visita o Fundecitrus e conhece mais sobre a citricultura brasileira

O Fundecitrus recebeu, na semana passada, a vista do pesquisador Fernando Alferez



Foto: Fundecitrus

O Fundecitrus recebeu, na semana passada, a vista do pesquisador Fernando Alferez, do Centro de Pesquisa e Educação do Sudoeste da Flórida (SWFREC), da Universidade da Flórida. Acompanhado de pesquisadores do Fundecitrus e da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Alferez conheceu, pela primeira vez, pomares e experimentos em algumas regiões do parque citrícola, os trabalhos desenvolvidos e a estrutura dos laboratórios da instituição em Araraquara (SP). Também em passagem pelo Brasil, o coordenador de projetos do Citrus Reserch and Development Foundation (CRDF) e pesquisador, Jim Graham, integrou o grupo de visitas técnicas por algumas propriedades. 

Alferez tem destaque em trabalhos de melhorias de práticas horticulturais para o combate ao greening, com destaque para a utilização de cobertura individuais para a proteção de plantas jovens e o uso do regulador vegetal brassinosteroides. Para ele, a colaboração entre Brasil e EUA é muito importante para a geração de conhecimento sobre o manejo da doença. “Na Flórida, quando falamos em citros, nosso principal problema é o greening. Por esse motivo, é muito importante essa colaboração internacional já que estamos falando sobre uma doença que é muito complexa. Fiquei realmente muito impressionado com o que está sendo feito aqui no Brasil, os pesquisadores brasileiros e a indústria estão fazendo um trabalho muito importante para controlar a doença” diz.

O pesquisador do Fundecitrus Franklin Behlau também ressaltou a parcerias entre os países na busca por uma solução eficiente e sustentável de combate ao greening. “Foi uma visita bastante importante para o fortalecimento dessa parceria histórica entre o Fundecitrus e a Universidade da Flórida. Temos colaboração com diversos pesquisadores e isso é muito importante para os avanços das pesquisas e de novos estudos. Nosso manejo do greening e do psilídeo tem sido referência internacional e isso reforça a qualidade do trabalho que vem sendo desempenhado pelo citricultor brasileiro”, explica.

Alferez participou, ainda, de seminário direcionado aos estudantes da ExpertCitrus, especialização em fitossanidade dos citros. Na palestra ministrada para os alunos, “Brassinosteroides para mitigação do greening: desenvolver a adoção de soluções viáveis ??para ajudar os citricultores em um cenário endêmico provocado pelo greenig”, o pesquisador apresentou os resultados dos seus estudos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.