CI

Pesquisa aponta variedades de milho mais resistentes a fumonisinas

Além dos prejuízos econômicos à cultura do milho, são tóxicas para humanos e animais



Foto: Canva

O Programa de Melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo, sediado em Minas Gerais, alcançou um marco significativo ao selecionar híbridos de milho tropical com menor presença de fumonisinas nos grãos, micotoxinas prejudiciais à saúde humana e animal. Esta iniciativa tem como foco atender à demanda por alimentos mais saudáveis.

Os resultados da pesquisa da Embrapa, realizada em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), revelaram que o material genético elite de milho da Embrapa possui potencial para o desenvolvimento de cultivares que não apresentam apenas baixa incidência de fumonisinas, mas também apresentam alta produtividade de grãos.

Entre os 20 híbridos superiores selecionados, supervisionados-se um ganho genético notável: uma redução de 20,8% nos teores de fumonisinas nos grãos e um aumento de 35,3% na produtividade de grãos.

Os pesquisadores destacaram a importância de não avançar em doenças como a fusariose, causada pelo fungo Fusarium verticillioides Nirenberg, produtor de micotoxinas associadas a problemas de saúde, inclusive o câncer. Neste contexto, estratégias como a seleção de genótipos resistentes a patógenos e à produção de fumonisinas surgem como ações eficazes e sustentáveis ??no combate à fusariose.

Utilizando uma seleção genômica, o estudo comparou diferentes modelos de predição para genótipos tropicais, identificando híbridos superiores que combinavam alta produtividade de grãos e menor presença de fumonisinas, com base em valores genéticos genômicos (GEBV - Genomic Estimated Breeding Value).

No âmbito do Programa de Melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo, a busca por híbridos produtivos e resistentes aos fungos produtores de micotoxinas é prioridade, especialmente no que diz respeito à redução dos teores de fumonisinas.

A pesquisa incluiu a avaliação de 392 híbridos experimentais ao longo de três safras (2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017), oriundos de 375 linhagens selecionadas, em cruzamentos com linhagens elites. O objetivo era avaliar os níveis de fumonisina (FUM) e a produtividade de grãos (PG) em toneladas por hectare, provenientes da geração de híbridos mais acústicos e produtivos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.