CI

Perspectivas para o mercado global de trigo

Acordo do Mar Negro mexeu com o mercado



Foto: Divulgação

A renovação da Black Sea Grain Initiative , que permite exportações da Ucrânia por navio, somou-se ao tom de baixa nos mercados de trigo nas últimas semanas. O acordo, que expira em 18 de maio, foi prorrogado por dois meses, em acordo anunciado no dia anterior. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o acordo na coletiva de imprensa diária da ONU em Nova York, Nova York, EUA, descrevendo-o como “boas notícias para o mundo”.

“Espero que cheguemos a um acordo abrangente para melhorar, expandir e estender a iniciativa”, acrescentou. “Olhando para o futuro, esperamos que as exportações de alimentos e fertilizantes, incluindo amônia, da Federação Russa e da Ucrânia possam alcançar as cadeias de suprimentos globais com segurança e previsibilidade, conforme previsto na Iniciativa de Grãos do Mar Negro e no Memorando de Entendimento sobre a Rússia exportações de alimentos e fertilizantes, cuja implementação as Nações Unidas estão totalmente comprometidas em apoiar”.

Em seu relatório do mercado de grãos de 18 de maio, o Conselho Internacional de Grãos (IGC) informou que “depois de cair inicialmente para uma baixa de quase dois anos no início de maio, em meio à competição sustentada por negócios de exportação e influências negativas de mercados externos”, o mercado adotou uma "tom mais otimista... à medida que os comerciantes voltam a se concentrar nas questões de produção na América do Norte e nos riscos para os embarques marítimos da Ucrânia."

Ele apontou para “valores recuando acentuadamente ontem com as notícias da extensão da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, reduzindo os preços globais em 3% em relação ao mês anterior e mais de um terço abaixo do ano anterior”.

Os preços dos EUA foram afetados pelo “progresso medíocre das exportações”, disseram os especialistas de Londres, Inglaterra, acrescentando, no entanto, que “as cotações de HRW e DNS permaneceram bem sustentadas em meio a preocupações persistentes com o clima adverso nas planícies dos EUA e atrasos na semeadura da safra de primavera, respectivamente."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.